Notificações:

1ª Baixe aqui o PPSSPP 1.0.1 para Android (Roda mais Jogos), é um clone do Aplicativo com ícone e nome personalizados, você pode ter essa versão e a mais atual ao mesmo tempo no seu celular!

Adicionados os seguintes jogos de PSP:

->Dante's Inferno Size Game 574 MB
->Cars 2 Size Game 102 MB
->Castlevania - The Dracula X Chronicles Size Game 99 MB
->Grand Theft Auto - Vice City Stories Size Game 332 MB
->Blazing Souls Accelate Size Game 134 MB

16 de março de 2015

As 25 maiores desenvolvedoras de jogos da história dos videogames


>>>Critério<<<

Diferente da IGN que ramificou as produtoras em estúdios internos, meu ranking é baseado na quantidade de IPs criadas ao longo do tempo por cada produtora ou publicadora e que tenham importância na indústria seja pelo seus conceitos inovadores, ou por ser influente, ou por ser único, ou simplesmente porque tornou-se uma referência do gênero entre diversos jogos de qualidade. 

Além disso, não levo somente em conta a quantidade, o valor intrínsico de um jogo pode ter um valor maior que dez jogos criados por outra desenvolvedora, logo, o equilíbrio entre quantidade e qualidade sempre será arbitrário e dependerá de quanto você acha que um jogo merece mais que o outro. Seus estúdios internos serão lembrados nas descrições de suas respectivas colocações, caso tenham.

IP é a sigla para Propriedade Intelectual. Existirá algumas produtoras que não tiveram IPs, mas foram lembradas pela enorme contribuição dos seus jogos desenvolvidos. Lembrem essa lista é pessoal e não é a verdade absoluta, entretanto é inegável que essas 25 que coloquei fizeram história e tiveram sua importância.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 30 DE JANEIRO DE 2014

25º POPCAP
Fundação: 2000, EUA
Estúdios: a própria
IPs: Bejeweled e Plants vs Zombies
Resumo:
Uma pequena desenvolvedora, mas com grandes ideias. Com essa mentalidade PopCap conseguiu um sucesso na mídia digital pelos seus games casuais, inovadores e viciantes. Conseguiu a proeza de vender mais de 1 bilhão de downloads ao redor do mundo.



24º ROVIO


Fundação: 2003, Finlândia
Estúdios: a própria
IPs: Angry Birds
Resumo:
Posso dizer a Rovio é como aquela banda de 1 sucesso, mas capaz de fazer esse sucesso tornar duradouro e pop. Angry Birds torno-se um fenômeno mundial dos jogos digitais e casuais. Conseguiu a façanha de vender mais de 1 bilhão de downloads.

23º ATARI


Fundação: 1972, EUA
Estúdios: a própria
IPs: Asteroids, Centipede, Gauntled, PaperBoy
Resumo:
A Atari simplesmente foi responsável pela criação da indústria de jogos eletrônicos e responsável pela sua popularização nos anos 80. Teve vários consoles, sendo o Atari 2600 seu maior sucesso comercial. Como produtora de jogos destacou-se pelos princípios de jogabilidade que seria base fundamental para os futuros jogos. A empresa também foi responsável pela crise do setor e desde então não conseguiu se reerguer devido a entrada de concorrentes de peso como Nintendo e Sega. Hoje a empresa tornou-se uma desenvolvedora de jogos e sua marca é controlada pela Infogrames.

22º TRAVELLERS TALES

Fundação: 1989, Inglaterra
Estúdio: torno-se um estúdio da Warner Bros
IPs: não tem
Resumo: 
Foi uma companhia independente até 2007 desenvolvendo jogos em parceria com grandes publicadoras. Ficou conhecida mundialmente com a parceira SEGA nos anos 90, desenvolvendo jogos como Sonic 3D Blast e Sonic R. Em seu gabarito temos jogos como Mickey Mania, Toy Story 1 e 2, Procurando Nemo, Lego Star Wars, Lego Batman, Lego Harry Potter, Lego Senhor dos Anéis e Crash Bandicoot.


21º SNK
Fundação: 1978, Japão
Estúdios: a própria
IPs: The King of Fighters, Metal Slug, Fatal Fury e Samurai Showdown
Resumo:
SNK foi uma produtora famosa por criar jogos de luta que batiam de frente na sua principal concorrente, Capcom. Sua principal contribuição foi revolucionar conceitos inovadores nos jogos de luta, como os sistemas de lutas, sistemas de combos e aplicações de efeitos gráficos no gênero. A empresa ainda criou o console Neo Geo baseado no arcade de mesmo nome e um portátil Neo Geo Pocket. Infelizmente seus produtos não fizeram sucesso comercial, devido ao preço e a pouca quantidade de jogos. Hoje a marca SNK é controlada pela Playmore, tornando-se SNK Playmore.

20º MIDWAY GAMES
Fundação: 1988, EUA
Estúdios: em processo de falência
IPs: Mortal Kombat, NBA Jam, Cruis'n USA, NFL Blitz
Resumo:
A Midway é uma das desenvolvedoras mais antigas, remota-se sua participação no mercado pela sua antecessora desde 1958. Em 2009 entrou em falência onde boa parte dos seus ativos foram comprados pela Warner Bros, mas ainda continua em processo de justiça a sua liquidação e a Warner ainda não conseguiu os seus direitos sobre a marca. Deixando de lado os aspectos econômicos, a Midway ficou famosa com Mortal Kombat e NBA Jam. Mortal Kombat conseguiu impactar a indústria pela realidade dos seus gráficos e pela violência imersiva jamais vistos antes. O sucesso de Mortal Kombat foi tão grande que chegou nas telas do cinema e até hoje é considerada uma das maiores séries de jogos de luta.

19º LUCAS ARTS


Fundação: 1982, EUA
Estúdios: não tem, adquirida pela Disney
IPs: Monkey Island, Indiana Jones, Star Wars
Resumo:
Apesar não ter emplacado em toda sua historia, uma IP blockbuster, a companhia sempre desenvolveu jogos de boa qualidade. Sua principal marca é Star Wars, que é explorada em diversos gêneros, destacando o Rebel Assault, Dark Forces, Battlefront, Knight of the Old Republic e The Force Unleashed.


18º TREASURE
Fundação: 1992, Japão
Estúdios: a própria
IPs: Radiant Silvergun e Ikagura
Resumo:
Formada por ex-membros da Konami, tornou-se uma das desenvolvedoras mais respeitadas dos fãs de games de ação que empregaram sistemas de jogo inovadores, curiosamente seus maiores sucessos comerciais foram Wario World e Mischief Makers ambos da Nintendo, mas foram os jogos desenvolvidas para terceiros que a empresa teve maior fama, como Gunstar Heroes, Guardian Heroes, Bleach e Alien Soldier da SEGA e Sin and Punishment da Nintendo.Também a produtora é respeitada pelas suas criações como Radiant Silvergun e Ikagura. Outros jogos que também inesquecíveis que ela desenvolveu foram Silhouete Mirage, McDonalds Treasure Land Adventure e Silpheed: The Lost Planet.


17º BETHESDA GAME STUDIOS


Fundação: 1986, EUA
Estúdios: a própria
IPs: The Elder Scrolls, Fallout 3
Resumo: 
Considerada por muitos críticos como uma das maiores desenvolvedoras de rpgs ocidentais. Ela comprou a marca Fallout da Interplay lançando o terceiro episódio. Considerado o melhor rpg ocidental de todos os tempos, segundo os críticos.


16º EPIC GAMES
Fundação: 1991, EUA
Estúdios: a própria
IPs:  Unreal
Resumo: 
Hoje a Epic Games é conhecida mundialmente pelo sucesso comercial de Gears of War. Através desse jogo a empresa popularizou o seu motor gráfico Unreal Engine 3. Além disso popularizou um gênero em crescimento, o TPS (Tiro em terceira pessoa ou Third Person Shooter). Sua jogabilidade avançada e inovadora tornou-se referência para os demais jogos do gênero, como Resident Evil 6 e o próprio Vanquish. A empresa vendeu a IP Gears of War para a Microsoft, mas continua no ranking porque continua contribuindo com a evolução gráfica dos jogos com sua nova engine Unreal Engine 4

15º NAMCO BANDAI GAMES

Fundação: 2006, Japão
Estúdios: Namco, Bandai entre outras
IPs: Tekken, Pac Man, Ridge Racer, Soul Calibur, Dragon Ball, Eternal Sonata, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto Ultimate Ninja
Resumo:
A Namco e Bandai são duas antigas produtoras japonesas que decidiram se unir e formar o grupo Namco Bandai Holding com objetivo de se consolidar no mercado e globalizar seus produtos. Hoje a Namco é conhecida pelos seus jogos arcade e os jogos de luta 3D. Já a Bandai é famosa por produzir jogos baseados em animes. Vale lembrar que Pac Man foi o primeiro sucesso da produtora Namco e é considerado o primeiro mascote criado da indústria.

14 MICROSOF GAMES STUDIOS

Fundação: 1994, EUA
Estúdios: Bungie, Rare, Ensemble Studios, Aces Game Studios,Lionhead Studios, FASA Studio, entre outros
IPs: Ages of Empire, Gears of War, Halo, Alan Wake, Fable, MechWarrior, Black & White
Resumo: 
A Microsoft Games Studios é outra grande publicadora, editora e desenvolvedora de jogos. Durante sua vida comprou diversos estúdios independentes de renome como a Bungie e Rare. Sua maior franquia de sucesso é Halo. Sua maior parceira é a Epic Games que desenvolve exclusivamente Gears of War para o Xbox 360, console da Microsoft.

13º VALVE

Fundação: 1996, EUA
Estúdios: a própria
IPs: Half Life, Counter Strike, Portal, Dota 2 e Left 4 Dead
Resumo: 
A Valve foi formada por ex-membros da Microsoft e tornou- se famosa pelo clássico revolucionário Half-Life. Um jogo que inovou a jogabilidade para o gênero FPS, ganhando vários prêmios e considerado até hoje um dos maiores jogos já lançados para PC. Com o sucesso estabelecido e o reconhecimento por parte da mídia e dos jogadores, a produtora continuou produzindo jogos de extremo brilhantismo técnico e jogabilidade diferenciada. Na atual geração a Valve mais uma vez se destacou com Portal, um FPS totalmente diferente de tudo que já vimos.

12º ID SOFTWARE
Fundação: 1991, EUA
Estúdios: foi comprada pela Zenimax
IPs: Wolfenstein 3D, Doom, Quake
Resumo:
A companhia simplesmente inventou um gênero, o FPS (First Person Shooter) através de Wolfenstein 3D, mas foi com Doom, que o gênero enfim caiu nas graças dos jogadores sendo um dos games mais influentes de toda a história. Hoje a marca ID foi comprada pela Zenimax Media, cujo tem os direitos sobre todos os jogos da desenvolvedora.

11º RARE
Fundação: 1985, Inglaterra
Estúdios: tornou-se um estúdio da Microsoft em 2002
IPs: Banjo Kazooie, Diddy Kong Racing, GoldenEye 007, Perfect Dark e Conker Bad Fur Day
Resumo: 
A Rare foi por muito tempo uma produtora parceira (second party) da Nintendo até 2001, desenvolveu os jogos da Nintendo como Donkey Kong Country e Killer Instinct. Mas foram seus jogos desenvolvidos para Nintendo 64 que tornou-se uma desenvolvedora de peso, graças a GoldenEye 007 e Perfect Dark, ambos elogiados pelos críticos devidos suas imensas contribuições ao gênero FPS.

10º TAKE-TWO INTERACTIVE




Logo do seu estúdio mais famoso
Fundação: 1993, EUA
Estúdios: 2K Games, Rockstar Games, Irrational Games, 2K Sports
IPs: 
Rockstar: GTA, Red Dead Redemption, Max Payn e Midnight Club
2K Games: Bordelands, Civilization, Mafia, X-Com
Irrational Games: Bioshock
2K Sports: NBA 2K, MLB 2K, WWE 2K e NFL 2K
Resumo: 
A Take Two foi fundada por Ryan Brian, um herdeiro rico e visionário. A companhia começou a ser notada depois da aquisição da Infogrames adquirindo os direitos de Civilization. Mas foi com aquisição da Visual Concepts da Sega que fazia a série de jogos 2K do Dreamcast que a companhia ficou mais conhecida no cenário da indústria de jogos. Mas é claro que foi GTA sua maior galinha de ouro do estúdio. A Rockstar Games 
é com certeza a desenvolvedora preferida dos jovens entre 10 a 22 anos, graças ao jogo GTA III para Playstation 2. Seu sucesso foi crucial para tornar uma das gigantes do setor. Com GTA III a companhia revolucionou o conceito de liberdade de jogos 3D que estava em pleno desenvolvimento, como Shenmue do Dreamcast. Mas também GTA trouxe de volta a polêmica dos jogos violentos e o uso do sexo nos jogos. GTA foi proibido por diversos países, mesmo assim, suas continuações sempre foram sucesso comercial. Se eu tivesse fazendo um ranking de 2010 pra hoje, facilmente a Take-Two estaria em primeiro lugar, seguido pela Ubisoft. Mas como o ranking é toda a história, quem sabe um dia, ela consiga chegar lá.

09º SQUARE ENIX


Fundação: 2003, Japão
Estúdios: Squaresoft, Enix,Square Enix Europe, Taito e Eidos
IPs: Final Fantasy, Star Ocean, Chrono Trigger, Valkyrie Profile, Dragon Quest, Tomb Raider, Hitman e Kingdom Hearts
Resumo: 
A Square ficou famosa com Final Fantasy e a Enix com Dragon Quest, jogos de rpg de muito sucesso no Japão e que conquistaram o mercado internacional. Com a necessidade de sobreviver no mercado as duas se juntaram, tornando uma das maiores publicadoras de jogos. A empresa ainda comprou a Taito e a Eidos para aumentar seu portfólio de games.

08º UBISOFT
Fundação: 1986, França
Estúdios: Ubisoft Montreal e outros estúdios espalhados em diversos países
IPs: Rayman, Assassin's Creed,Splinter Cell, Prince of Persia, Far Cry, Myst, Just Dance e Tom Clancy's
Resumo: 
A Ubisoft hoje é uma das maiores e mais importantes publicadoras do mundo. Seu sucesso não foi por acaso, sempre desenvolvendo jogos de qualidade a empresa foi conquistando seu espaço no mercado. Com Assassin's Creed a produtora enfim conseguiu o reconhecimento internacional, tornando a franquia de maior sucesso da produtora francesa. Seus personagens já são símbolos da cultura pop gamer.

07º KONAMI
Fundação: 1969, Japão
Estúdios: Konami Japan, Konami Sports, Konami Europe, Konami Shanghai, Konami America.
IPs: Metal Gear Solid, Castlevania, Silent Hill, Contra, Dance Dance Revolution e Pro Evolution Soccer
Resumo: 
Hoje a Konami é quarta maior desenvolvedora do Japão, atrás apenas da Namco Bandai, Sega Sammy e Nintendo. Ficou mundialmente famosa com o jogo Metal Gear Solid e Silent Hill para Playstation One. Meta Gear tornou um dos jogos mais influentes de toda a história dos videogames, com seu foco cinematográfico e uma jogabilidade inovadora e única. Através dele, Solid Snake tornou-se um dos personagens mais populares da cultura pop gamer.

06º ACTIVISION BLIZZARD


Fundação: 2008, EUA
Estúdios: Activision, Blizzard, Infinity Ward, Neversoft,Radical Entertainment, Ravem Software, Treyarch, Vincarius Visions entre outros.
IPs: Call of Duty, Crash Bandicoot, Guitar Hero, Starcraft, Diablo, Warcraft
Resumo: 
Simplesmente, a maior desenvolvedora de jogos em termos financeiros. As principais franquias responsáveis pela ascensão econômica da Activision foram Call of Duty Modern Warfare e Guitar Hero. Com a fusão com a Blizzard, tornou-se a maior produtora de jogos, superando a Electronic Arts. Boa parte dos seus jogos são sinônimo de apelo comercial e de extrema qualidade.

05º ELECTRONIC ARTS
Fundação: 1982, EUA
Estúdios: EA Sports, EA Games, Maxis, Origin, DICE, Criterion, Bioware
IPs: Need for Speed, Fifa Soccer, NBA Live, Road Rash, Desert Strike,Fight Night, The Sims, Battlefield, Dead Space, Dragon Age, Nascar,Command & Conquer, Mass Effect
Resumo: 
Você gamer não pode negar, algum jogo da E.A você terá um carinho especial e não é pra menos, a companhia desde que começou a desenvolver jogos para os sistemas 16 bits, em especial o Mega Drive, vem conquistando espaço e admiração dos gamers. Seu auge como produtora foi com o Playstation 2 conseguindo sucesso com suas principais franquias. Hoje a companhia é a segunda maior do mundo em termos financeiros comprando diversos estúdios de renome internacional como a Bioware e a DICE.

04º CAPCOM
Fundação: 1983, Japão
Estúdios: tem estúdios espalhados em diversos países
IPs: Mega Man, Street Fighter, Resident Evil, Dino Crisis, Devil May Cry, Marvel vs Capcom, Monster Hunter, Strider, Final Fight, Onimusha, Okami, Breath of Fire, Lost Planet, Ghouls'n Ghosts.
Resumo: 
uma das produtoras mais queridas pelos gamers, sua fama começou com o desenvolvimento de jogos para o Nes, mas foi com Street Fighter II para os Arcades que a produtora começou a ficar famosa. O jogo foi uma revolução do gênero de luta e tornou-se um clássico absoluto. A empresa conseguiu um sucesso internacional com Resident Evil para Playstation One, deixando a imagem da empresa associada a somente games de luta. Hoje é uma empresa respeitada e admirada pelos críticos e gamers, entretanto a polêmica com seus DLCs e o abuso de atualizações de uma mesma versão queimaram seu filme com muitos jogadores.

03º NINTENDO
Fundação: 1889, Japão
Estúdios: Retro Studios, Hal Laboratory, Game Freak, Monolith Soft e outros estúdios
IPs: Mario Bros, Zelda, Donkey Kong, Pokemon, Star Fox, Mario Kart, Wii Sports, Super Smash Bros, Kirby's, Metroid, Mario Party, Xenoblade, Xenosaga
Resumo: 
A Nintendo é uma produtora antiga tão quanto a Atari no ramo dos videogames. A empresa é uma das poucas que conseguiram associar sua marca ao ramo de videogames criando fãs incondicionais ao redor do mundo. É considerada pela IGN a maior produtora de todos os tempos. A IGN e muitas outras mídias especializadas são fãs da produtora e o carinho deles pela Nintendo é notável.

De fato é uma grande produtora que desenvolveu jogos influentes como Mario Bros e Zelda. Entretanto há décadas que a companhia não cria uma IP de peso vivendo de suas eternas galinhas de ouro. Apesar do foco na diversão, o desenvolvimento gráfico de seus jogos são ultrapassados e poucos inovadores se comparados com as grandes desenvolvedoras do ramo como E.A, Ubisoft, SONY e entre outras. 

A jogabilidade e os gráficos pouco evoluíram e nota-se que seus jogos sempre são releituras dos jogos antigos com apenas umas melhorias no que tange ao desafio, dando a falsa impressão de renovação da série. Mas é justamente por causa dessas características únicas de manter a essência das suas franquias e também pela mudança de foco em criar produtos diferenciados da concorrência que a empresa conseguiu se a reajustar no mercado e torna-se a líder mundial de vendas com o videogame controverso Wii.

Mas nem tudo são flores, a Nintendo agora está colhendo seu passado conservador e sua tal inovação está cada vez menos influenciável. O Wii U está sendo contestado e seu público fiel cada vez mais caindo a ficha de que a Nintendo de outrora não faz tanto mais diferença.

02º SONY COMPUTER ENTERTAINMENT

Fundação: 1993, Japão
Estúdios: SCEA, Sony Japan Studios, Polyphony Digital, Naughty Dog, Santa Monica Studio, Guerrila Games, Media Molecule, London Studio entre outras.
IPs: God of War, Uncharted, LittleBigPlanet, Gran Turismo, Ico, Shadow of Colossus, LocoRocco, Patapon, Ape Escape, The Last of Us, Jak and Daxter, Resistance, Killzone, Infamous, etc.
Resumo:
A Sony é uma gigante do setor eletrônicos fundada em 1946 no Japão, transformando numa multinacional com várias divisões de mercado, dentre elas, a SCE. Por incrível que pareça antes da sua fundação, a empresa já tinha desenvolvidos jogos para as fabricantes concorrentes, Sega e Nintendo, era a Sony ImageSoft. Por ironia do destino, a Sony iria fabricar um acessório para o Super Nintendo para concorrer com o Mega CD, mas por desentendimentos contratuais a Nintendo vetou o projeto e a Sony vendo que o seu projeto era promissor, investiu nele e lançou o Sony Playstation para concorrer com o Sega Saturn e o Nintendo 64, o resto é história e todos sabem o que deu.

Falando em jogos a companhia tem hoje os estúdios mais talentosos e respeitados do mundo. Tanto que a IGN para não ser injusto com a Nintendo, teve que ramificar seus estúdios. Não é pra menos, a criatividade de séries renomadas e famosas não tá pra brincadeira e não é clichê ao dizer que a empresa continua criando novas IPs fantásticas, como é o caso de Beyond, Until Dawn, Rain, Puppeteer, Tearaway e The Last of Us.

Os istas de plantão vem acusando de copiadora da ideias de outras produtoras, principalmente a Nintendo. Ai eu pergunto, se fosse cópia, cadê o processo de direitos autorais sobre a Sony? Isso é um mercado sério, copiar é crime. A Nintendo não criou nada, suas ideias como o controle de movimentos, o Super Smash Bros, o Mario Kart, o Wii U e o 3DS são aprimoramento de tecnologias ou ideias já existentes. Por exemplo, o caso de Super Smash Bros já é um ideia evoluída de Sonic Fighters e Power Stone. Está certo que Playstation Royal Battle é na prática um clone de SMB, mas se eles conseguirem uma jogabilidade diferenciada pode tornar uma série renomada, só o tempo dirá.

De qualquer forma a Sony conquistou milhões de fãs da marca Playstation e está colhendo com as vendas do Playstation 4 e o Playstation 3. Com sua política direcionada aos gamers, como assinatura da Playstation Plus, jogos gratuitos sem precisar de plus, apoio as indies (produtoras pequenas e independentes), publicidade forte e criação de muitos jogos exclusivos, a Sony tem um lugar cativo no coração de muitos jogadores ao redor do mundo.

01º SEGA


Fundação: 1940, Japão
Estúdios: Sega Am, Sega Am2, Sega Am3, Sonic Team, Yakuza Team, Atlus, Relic Entertainment, Sega Sports, Sega Networks, Sega Studios Australia, The Creative Assembly, Sports Interactive, Three Rings Design, Sega America, Sega Europe e Sega Wow
IPs: Sonic, Virtua Fighter, Virtua Racing, Out Run, Daytona Usa, House of the Dead, Virtua Cop, Virtua Tennis, NBA 2K, NFL 2K, Sega Rally, Panzer Dragoon, Phantasy Star, Shining Force, Valkyria Chronicles, Streets of Rage, Golden Axe, Alex Kidd, Vectorman, Kid Chameleon, Ristar, Shinobi, Skies of Arcadia, Shenmue, Crazy Taxi, Jet Set Radio, Bayonetta, Vanquish, Binary Domain, Yakuza, Total War, Football Manager, Samba de Amigo, Chuchu Rocket, Puyo Puyo, Columns, Nights, Super Monkey Ball, Company of Heroes, Hatsune Miku, Alien Isolation, Persona, Shin Megami Tensei, Sonic & All-Stars Racing, Valkyria Chronicles, Resonance of Fate, Alpha Protocol, Phantasy Star Online
Resumo: 
Difícil medir em palavras para descrever sobre a Sega, pois sua historia de tão rica poderia facilmente transformar num livro. Também fica até difícil por onde começar para justificar seu primeiro lugar, porque na verdade existe dezenas de razões. Dentre todas as razões a mais notável é que essa empresa tornou-se no tempo uma desenvolvedora de peso e respeitada dos anos 80 e 90 e que ainda continua entre as mais importante desenvolvedoras do mundo, claro que hoje seus holofotes diminuíram em relação aos tempos de outrora quando  era uma fabricante de consoles.

Apesar de todos os problemas administrativos, decisões equivocadas, falta de um líder símbolo da empresa e os desafios de mercado como a concorrência e os contratos de exclusividade, a empresa conseguiu sobreviver nesses mais de 40 anos de vida depois de tantas dificuldades financeiras. E como uma empresa que teve prejuízos gigantes na era Saturn e Dreamcast conseguiu viver até hoje? Qual o segredo?

É nesse ponto meu caro leitor que quero enfim chegar. A Sega era uma empresa "pequena" no ramo dos Video Games com seu SG-1000. Pequena porque estava acabando de entrar nesse ramo, pois no ramo de Arcades era considerada a gigante do setor e isso deve-se ao seu pioneirismo desta área. No ramo de videogames o desafio era enorme, porque a Atari e a Nintendo praticamente dominava. 

Mas o SG-1000 serviu de aprendizado e mais tarde lançaria o Master System console de 8bits bem mais sofisticado que os concorrentes direto. Entretanto a Sega não tinha apoio das desenvolvedoras, principalmente porque a maioria estavam presas pela Nintendo, através de contratos de exclusividades ou simplesmente por fidelidade comercial. 

Então a Sega para manter o Master System teve que se virar nos 30, como dizemos. Tornou-se então obrigada a desenvolver jogos para seu sistema e foi ai que começou a nascer uma desenvolvedora de peso. Mas foi no Arcade e com o Mega Drive que definitivamente o mundo conheceu o leão azul. A quantidade de jogos pioneiros e clássicos que ela desenvolveu durante os anos 80 e 90 é de tirar o chapéu. 

Simplesmente ela foi responsável pela iniciativa de desenvolvimento dos jogos 3D com Virtua Fighter, Virtua Racing, Virtua On, Virtua Cop e Virtua Tennis. Todos eles referência de pioneirismo na indústria. Sem falar dos clássicos que ela criou durante toda sua vida, um deles foi capaz de derrubar a Nintendo da liderança do mercado mundial. Sonic The Hedgehog é um dos personagens mais famosos do mundo dos videogames e ele foi sucesso mundial no inicio dos anos 90 e até hoje já vendeu mais de 80 milhões de cópias.

Outra razão é a capacidade da empresa de desenvolver e criar jogos de diferentes gêneros. Sem contar a sua habilidade de criar personagens e máquinas de arcades inusitadas e divertidas. Quem nunca jogou Daytona Usa, Streets of Rage ou Sonic? E suas famosas músicas? Outra razão que a faz diferente de todas as outras companhias. A Sega sempre criou músicas originais para seus jogos e até hoje essa tradição se mantém, com raras exceções.

Então volto a pergunta, Qual o segredo? O segredo está na habilidade de criar IPs ou jogos que mesmo não tendo apelo comercial, tornam-se clássicos e referência dentre tantos jogos de qualidade. Até hoje a empresa sempre nos presenteia com alguma IP nova, com novos conceitos ou com novas formas de jogar.

Hoje a marca Sega é controlada pela Sega Sammy Holdings e por valor de mercado é a sexta maior publicadora do mundo. Entre tapas e beijos, entre amores e ódios, entre elogios e críticas. Seguida por mais de 2 milhões de fãs nas redes sociais, a desenvolvedora de Sonic continua sendo uma das mais importantes empresas do mercado. Não é a mídia tendenciosa que faz de tudo que seus jogos não sejam lembrados e os famoso istas invejosos que iram sujar sua história e seu valor. Esse ranking prova como essa empresa merece estar em primeiro lugar, compare e tire suas próprias conclusões.


COMO FICARIA O RANKING SE FOSSE CONTAR OS ÚLTIMOS 15 ANOS?

01. Sony (Uncharted series, God of War series, Ico, Shadow of Colossus, Gran Turismo, Ratchet & Clank series, Sly Cooper series, LocoRocco, Patapon, Ape Escape, The Last of Us, Jak and Daxter series, Resistance series, Killzone series, Infamous series, LittleBigPlanet series, Playstation All-Star Battle Royal, Modnation Racers, Puppeteer, Demons Souls, Journey, Motorstorm series, Flow, Flower, Heavy Rain, Beyond Two Souls, The Legend of Dragoon, Parappa the Raper, Eye Pet, Sport Champions, Tearaway)
02. Take-Two (GTA series, Bioshock series, Red Dead Redemption, Max Payn series, 2K sports series, Borderlands series)
03. Ubisoft (Assassin's Creed series, Rayman Origins, Rayman Legend, Just Dance Series, Watch Dogs, Far Cry series, The Crew, Tom Clancy's series, Shape Up, Valian Hearts, Raibow Six, Splinter Cell series, Prince of Persie series, Child of Light)
04. Microsoft (Halo series, Gears of War series, Killer Instinct, Banjo Kazooie, Conker, Forza series, Ages of Empire series, Alan Wake, Fable series, Kinect series, Viva Penata, Microsoft Fligt Simulator, Crackdown, Zoo Tycoon, Sunset Overdrive, Project Spark)
05. Sega (Shenmue 2, Skies of Arcadia, Virtua Fighter 4 Evolution, Virtua Fighter 5 Final Showdown, Sonic Adventure 2, Sonic Colors, Sonic Unleashed, Sonic Generations, Sonic Lost World, Sonic 4 Episode 1 e 2, Sonic All-Stars Racing e Transformed, Sonic Jump, Sonic Dash, Sonic Boom, Virtua Tennis 4, Sega Rally Revo, Valkyria Chronicles, Vanquish, Bayonetta, Binary Domain, Resonance of Fate, Total War Series, Company of Heroes 2, Alien Isolation, House of the Dead Overkill, Go Dance, Hatsune Miku, Football Manager, Yakuza Series, Caslte of Ilusion Remake, Kingdom Conquest, Jet Set Radio, Phantasy Star Online 2, Spiral Knight, Shining Series.)
06. Nintendo (Super Mario Galaxy I e II, NSMB 1 e 2, Wii Sports, Wii Fit, Wii Music, Wii Play Mario Kart Wii, Mario Kart 7 e 8, Super Mario Sunshine, Animal Crossing, Donkey Kong Country Returns e Freeze, Zelda Skyworld Sword, Metroid Other M, Metroid Prime: Trilogy, Pikimin, Pokemon diversas cores, Punch-Out, Super Paper Mario, Super Smash Bros Brawl, Xenoblade).
07. Namco Bandai (Naruto, Dragon Ball Z, Ridge Racer, Soul Calibur, Tekken 5 e 6, Eternal Sonata, Ace Combat 6, One Piece, Series Tales of, Afro Samurai, Enslaved, Ni No Kuni, Dark Souls, Project X Zone, 
08. Activision Blizzard (Guitar Hero, Call of Duty: MW, Starcraft 2, Diablo 2 e 3, World of Warcraft)
09. E.A (Fifa Soccer, Need for Speed, Battlefield, Dead Space, UFC e The Sims)
10. Square-Enix (Final Fantasy, Tomb Raider, Dragon Quest, Sleeping Dogs)
11. Valve (Portal 2, Half Life 2, Left 4 Dead, Dota 2, Team Fortress 2 e Counter Strike Global Offensive)
12. Capcom (Resident Evil 4, Onimusha, SF 4, Okami e Dead Rising)
13. Konami (PES, MGS, Castlevania: Lord of Shadow, Dance Dance)
14. Disney (Epic Mickey, Disney Infinite, Kingdom Hearts, Toy Story)
15. Tecmo (Dead or Alive e Ninja Gaiden)
16. Codemasters (F1 e Dirt)
17. Bethesda (The Elder Scrolls)
18. Pop Cap (Plants vs Zombies e Bejeweled)
19. Rovio (Angry Birds)
20. Riot Games ( League of Legends)


REFERÊNCIAS:
As 100 maiores desenvolvedoras

TOP 50 IGN das maiores desenvolvedoras


MENÇÕES HONROSAS


Company of Heroes, Homeworld, Warhammer
Grid, Formula 1, Dirt

Desenvolve jogos para terceiros, a mais conhecida Sumo Digital

Bomberman

Dead or Alive, Ninja Gaiden, Fatal Frame
Alladin, Lion King, Epic Mickey, Disney Infinite, Kingdom Hearts
Fonte: Pimenta Blue Games

0 Comentários:

Postar um comentário